Dia do Coração: centros de excelência avançam e demandam especialistas da enfermagem

Notícias

Dia do Coração: centros de excelência avançam e demandam especialistas da enfermagem

Dia do Coração: centros de excelência avançam e demandam especialistas da enfermagem

*por Aurilúcia Leitão
AuriluciaO Dia Mundial do Coração está entre os destaques desta semana e será celebrado na próxima sexta-feira, 29. Este órgão vital para a sobrevivência humana é o que mais mata em todo o mundo, representando um terço dos casos. Diante deste fato é óbvio imaginar que as ações em torno da prevenção e, sobretudo, para combater os males provocados pelas doenças cardiovasculares sejam foco de crescente atenção das instituições de saúde.
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, cerca um terço das vítimas fatais do coração terá morte súbita, causada pelo infarto agudo do miocárdio, sem nem mesmo ter chance ao atendimento médico. Porém, outros dois terços das vítimas de doenças e complicações relacionadas às doenças do coração continuam na pauta da melhoria contínua dos procedimentos clínicos e hospitalares que possam aumentar a sobrevida destes pacientes.
Há décadas o Brasil figura como exemplo bem-sucedido na área do transplante de coração. Da mesma forma, cresce a expertise do país nos procedimentos de hermodinâmica que estão entre as principais intervenções de correção para o melhor funcionamento do coração. Junto com os especialistas da cardiologia, os profissionais da enfermagem são essenciais para o sucesso destes procedimentos e, para isto, precisam estar dotados de conhecimentos específicos para garantir o pleno entrosamento com a equipe médica.
Aqui no Instituto Cleber Leite temos desenvolvido grade de especializações em alinhamento com as principais tendências do mercado da saúde para, desta forma, garantir aos profissionais condições de empregabilidade dentro do cenário evolutivo do atendimento médico-hospitalar para os males do coração. Observamos em nossa região do Grande ABC o surgimento de centros de excelência no atendimento destes pacientes, com tecnologias cada vez mais avançadas. Ao promover o movimento de modernização, os hospitais também sinalizam para a necessidade de profissionais adequadamente atualizados para interagir com os equipamentos de ponta.
Da nossa grade de especializações, temos em destaque para a cardiologia a pós-graduação em Cardiologia e Hermodinâmica, com conteúdo especialmente preparado para os graduados em enfermagem. Objetivo do curso é capacitar o profissional Enfermeiro com conhecimentos específicos sobre a assistência de Enfermagem Cardiológica e Hemodinâmica em seus vários aspectos. Entre as abordagens de temas do curso estão a prevenção, o tratamento e a reabilitação do portador de doenças cardiovasculares, após os procedimentos de hermodinâmica. Nossos alunos também são preparados para atuarem na assistência ao paciente com cardiopatia grave, potencialmente grave ou de risco, aplicando visão crítica e reflexiva para a promoção, prevenção, proteção e recuperação do paciente hospitalizado em instituições de média e alta complexidade, fundamentado em evidências.
Portanto, enquanto as pesquisas científicas avançam em torno da descoberta de tratamentos mais eficazes que garantam mais sobrevida aos pacientes cardiopatas, de outro lado os investimentos por parte dos centros de excelência nos tratamentos destas doenças devem ter respaldo das instituições acadêmicas em preparar profissionais habilitados a integrar a força-tarefa que pode salvar vidas de pacientes das vítimas das doenças do coração. 

* Aurilúcia Leitão é coordenadora pedagógica do Instituto Cleber Leite.

 

 

 

Compartilhe:
Abrir o WhatsApp
1
Precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Pular para o conteúdo