Iniciação Científica da Faculdade Cleber Leite

O que é?
INICIAÇÃO CIENTÍFICA

O Programa Institucional de Iniciação Científica da Faculdade Cleber Leite é um processo por meio do qual o aluno de graduação desenvolve um projeto de investigação científica, durante um prazo de 12 meses, sob a supervisão de um professor orientador, responsável pela linha de pesquisa sugerida.

O objetivo é desenvolver o pensamento científico e a iniciação à pesquisa de estudantes dos cursos de graduação na Enfermagem, Farmácia, Odontologia e Psicologia.

COMO PARTICIPAR?

Para participar do programa de Iniciação Científica é necessário previamente acordar o assunto com um orientador (clique aqui para conferir as opções). Além disso, precisa já ter cursado a disciplina de Metodologia Científica ou ter participado de um Workshop de Iniciação Científica. Veja na nossa página de eventos se há algum com inscrições abertas.

O candidato deve preencher os documentos necessários e enviá-los para o Programa de Iniciação Científica exclusivamente pelo e-mail iniciacao@faculdadecleberleite.edu.br.  Serão aceitas apenas inscrições enviadas com a documentação completa.

DOCUMENTOS DO PROGRAMA

Ficha de Inscrição – Link Word
Termos de trabalho voluntário – aluno – Link Word
Termos de trabalho voluntário – professor – Link Word
Templete projeto de pesquisa – Link Word

O QUE É UM PROJETO DE PESQUISA

É um documento sucinto (normalmente entre 5 e 10 páginas) que especifica qual é o tema, o problema de pesquisa a ser estudado, os objetivos e a justificativa acerca da importância desse estudo. No projeto de pesquisa deve ser fundamentado na literatura científica relacionada ao tema de pesquisa, descrever em linhas gerais a metodologia a ser adotada na pesquisa e um cronograma com as principais etapas de desenvolvimento do projeto para o período de doze meses. No final do projeto, no item Referências, devem ser listados todos os documentos consultados para a elaboração do projeto.

Para a elaboração de seu projeto de pesquisa, utilize este template para elaboração de um projeto de pesquisa

Consulte neste Manual de normalização de trabalhos acadêmicos e referências bibliográficas as regras para elaboração do texto científico e para a identificação dos documentos (referências) utilizados no seu projeto.

Veja os principais eventos de Iniciação Científica.

CRONOGRAMA INICIAÇÃO CIENTÍFICA 2024_2

DATAS

Workshop de Iniciação Científica

18 de maio de 2024

Período de inscrições para projetos – 1ª chamada de 2024_2

01 a 31 de agosto de 2024

Divulgação do resultado dos projetos aprovados  2024_2

30 de novembro de 2023

Início das atividades dos projetos aprovados 2024_2

01 de fevereiro de 2025

Entregas dos RELATÓRIOS PARCIAIS dos projetos de 2024_2

de 01 a 15 de agosto de 2025

Entrega do RELATÓRIO FINAL dos projetos 2024_2

31 de janeiro de 2025

DOCUMENTOS E EDITAIS

Todos os detalhes relacionados aos objetivos, requisitos, forma de inscrição pode ser consultados aqui no Regulamento da Iniciação Científica. (link em PDF)

EDITAIS DE SELEÇÃO

Detalhes vigentes da chamada de projetos para o programa institucional de iniciação científica . (Link em PDF)

PUBLICAÇÕES E APRESENTAÇÕES

Serão publicados mensagens, textos, artigos aprovados, vídeos entre outros documentos.

COMO ESCOLHER UM ORIENTADOR

Caso você queira participar da Iniciação Científica, procure um professor que possua uma linha de pesquisa na qual a sua ideia de projeto se encaixa e o convide para orientar a sua pesquisa.

Confira aqui uma lista de professores e áreas de interesse para pesquisa. (link com as linhas de pesquisa de cada professor)

COMITÊ INSTITUCIONAL

O gerenciamento do Programa de Iniciação Científica da Faculdade Cleber Leite (COIPE) é feito por um grupo de pesquisadores, nomeados pela Diretoria Acadêmica, os quais são responsáveis pelo cumprimento de todas as diretrizes e normas vigentes do programa perante a instituição e agências de fomento à pesquisa conveniadas. Nomes e fotos dos professores.

COMO USAR A BIBLIOTECA VIRTUAL

FORMAS DE ACESSO E UTILIZAÇÃO

Para utilizar a Biblioteca Cleber Leite e seus recursos, o aluno deverá estar regularmente matriculado na Faculdade, assim como o professor que deverá estar vinculado. No ato da matrícula/contratação, o usuário receberá login e senha para acessar in loco ou externamente suas informações acadêmicas e o acervo da Biblioteca Virtual.

Na biblioteca o usuário poderá contatar diretamente o bibliotecário, que tem a função de levar todas as informações necessárias à utilização dos recursos disponíveis, orientando-o e capacitando-o em suas pesquisas e necessidades.

Bibliotecária: Tânia Aparecida da Silva

Contato: tania.silva@faculdadecleberleite.edu.br