FIES – Financiamento Estudantil

|

O que é FIES e o novo FIES?

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC), instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, que tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC e ofertados por instituições de educação superior não gratuitas aderentes ao programa.

O novo FIES é um modelo de financiamento estudantil moderno, que divide o programa em diferentes modalidades, possibilitando juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato. O novo FIES traz melhorias na gestão do fundo, dando sustentabilidade financeira ao programa a fim de garantir a sustentabilidade do programa e viabilizar um acesso mais amplo ao ensino superior.

O que é o P-Fies?

O P–Fies é o Programa de Financiamento Estudantil, destinado à concessão de financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação. As condições para concessão do financiamento ao estudante serão definidas entre o agente financeiro operador do crédito (banco), a instituição de ensino superior e o estudante.

Quem pode participar?

Pode se inscrever no processo seletivo o candidato que participou do ENEM, a partir da edição de 2010 e tenha obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e nota superior a 0 (zero) na redação.

Para se inscrever para as modalidades Fies e P–Fies, é necessário que o candidato possua renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até 3 (três) salários mínimos.

Já para concorrer, exclusivamente, para a modalidade P–Fies, o candidato deve comprovar renda familiar mensal bruta familiar, por pessoa, de 3 (três) salários mínimos até cinco (5) salários mínimos.

Como solicitar o FIES?

  • As inscrições são realizadas exclusivamente pela internet por meio do sitehttp://fiesselecao.mec.gov.br.
  • O endereço eletrônico para inscrição ficará disponível apenas no período especificado no Edital SESu.
    NÃO DEIXE PARA A ÚLTIMA HORA. PROCURE O ATENDIMENTO DO FIES NO CAMPUS MAIS PRÓXIMO PARA AUXILIÁ-LO NO PROCESSO SELETIVO. O PRAZO É MUITO CURTO.
  • Para a inscrição, o estudante deverá informar seu número de CPF e demais informações solicitadas pelo FIES.
  • Ao término do período de inscrições, o MEC divulgará a relação dos estudantes pré-selecionados.

Procedimentos para inscrição

Clique aqui e saiba mais sobre os procedimentos para a inscrição.

Dúvidas Frequentes

Clique aqui e saiba mais sobre as dúvidas mais frequentes.

Edital e Portarias

|

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp
Skip to content