Combo: MBA em Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente + Pós em Gestão Hospitalar – Online – Início Fevereiro/2022

| Combo: MBA em Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente + Pós em Gestão Hospitalar – Online – Início Fevereiro/2022

O Objetivo do MBA em Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente é capacitar o Profissional da saúde a desenvolver ações voltadas à segurança do paciente, avaliações e ações de melhoria contínua nas diversas áreas hospitalares, levando em conta conceitos e ferramentas da qualidade e gestão da performance, juntamente com a Pós Graduação em Gestão Hospitalar que visa capacitar o profissional para atuar na estratégia e gerenciamento na área hospitalar e em centros de assistência à saúde.

PÚBLICO ALVO

Profissionais Graduados da área da saúde ou área administrativa que estejam interessados em atuar como Gestores na área Hospitalar ou atuar com Qualidade e Segurança do Paciente.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
  • Qualidade: Conceitos Gerais e sua aplicabilidade na Saúde
  • Gestão Estratégica em Saúde
  • Gerenciamento de Custos e Auditoria de Contas em Serviços de Saúde
  • Gestão de Riscos e Segurança do Paciente
  • Gestão por Processos
  • Gestão por Performance
  • Metodologias Nacionais e Internacionais de Certificações em Saúde
  • Estatística Aplicada à Gestão da Qualidade
  • Ferramentas de Gestão da Qualidade
  • Lean e Seis Sigma
  • Qualidade no Atendimento e Direitos dos pacientes e seus familiares
  • Experiência do Paciente e Humanização em Saúde
  • Dilemas Éticos em Saúde
  • Desenvolvimento, Qualificação de Profissionais e Cultura Justa
  • Qualidade e Questões Socioambientais
  • Controle de Infecção Hospitalar
  • Gerenciamento da  Cadeia Medicamentosa
  • Gestão de Serviços Hospitalares
  • Sistema de Informação para Gestão Hospitalar
  • Hotelaria Hospitalar
  • Gestão em Suprimentos Hospitalares
  • Gestão Jurídica Hospitalar
  • Gestão de Pessoas em Organizações Hospitalares
  • Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo)
CARGA HORÁRIA

MBA em Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente: 360 hs

Pós em Gestão Hospitalar: 360 hs

2 Certificados de Pós Graduação: MBA em Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente e Pós em Gestão Hospitalar

DURAÇÃO

18 meses – Turma aos finais de semana (1 sábado e 1 domingo seguidos por mês das 9h as 17h) – Turma em Formação

16 meses – Turma às terças-feiras à noite (das 19h30 às 22h30) – Turma em Formação

As aulas online ocorrem de forma remota ao vivo pelo aplicativo ZOOM, com dia e hora marcada, seguindo o mesmo modelo de aula presencial, ocorrendo desta forma a interação instantânea entre aluno e professor.

LOCAL DAS TURMAS

Campus I: Rua: Manaus, 151 – Vila Alzira – Santo André SP

INVESTIMENTO

Matrícula de R$ 400,00 Por R$ 200,00 **

Parcelamento: 20 Parcelas de R$ 430,00 *

* Valor válido até a data de vencimento do Boleto.

** Em caso de desistência da matrícula, será reembolsado 70% do valor investido.

 

ATO REGULATÓRIO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DA QUALIDADE E SEGURANÇA DO PACIENTE: Resolução CONSUP nº 35 de 05/11/2019

ATO REGULATÓRIO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO HOSPITALARResolução CONSUP nº 31 de 04/11/2019

Os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Faculdade Cleber Leite – FCL, credenciada pela Portaria MEC nº 1800 de 18/10/2019 – DOU 22/10/2019 – Seção 1 – nº 205 – pág. 18, estão regulamentados nos termos da Resolução CNE/CES nº 1 de 06 de abril de 2018 e tem respaldo no Regimento Geral da Instituição.

 

Conheça alguns de nossos Professores:
Ana Cristina Orlando Gargalac

. Administração de empresas – Universidade Metodista de Ensino (conclusão 1987)
. Pós-graduação em Gestão Empresarial pela Universidade Metodista de Ensino (conclusão 2002)
. MBA Gestão em Saúde pela Strong – Fundação Getúlio Vargas (conclusão 2004)

– Experiência profissional de 30 atuando nas áreas de Qualidade e Segurança, Organização e Métodos e Processos, atuando principalmente na saúde e na indústria. Dentre as atividades desenvolvidas, destacam-se:
– Gerenciamento da área de Qualidade, com experiência em implantação de certificações ONA, Acreditação Canadense QMENTUM, CQH, PPQG, FNQ e ISO 9000
– Gerenciamento de riscos na saúde
– Coordenação e acompanhamento do Planejamento Estratégico e BSC
– Implantação de gerenciamento de processos
– Reengenharia de processos
– Gerenciamento documentação
– Gerenciamento fluxo notificações perante Anvisa
– Gerenciamento Ouvidoria e Atendimento ao Cliente

Thamara C. Petrella Saweljew
  • Bacharel em Enfermagem pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
  • Especialista em Enfermagem Clínica e Cirúrgica pela Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
  • Especialista em Educação Profissional em Enfermagem pelo INTESP São Paulo
  • MBA Executivo em Gestão Hospitalar pela POSFGF e graduanda (em processo de conclusão) do curso de MBA em Gestão de Serviços em Saúde pela FGV.

Atua como enfermeira consultora da Qualidade pela Rede D’or São Luiz, representando a Regional São Paulo, exercendo atividades voltadas à gestão de riscos, mapeamento de processo, implantação e acompanhamento dos processos de certificação (ONA, Qmentum e JCI), auditorias técnicas/clinicas, desenvolvimento e aplicação das ferramentas de gestão da qualidade, realização de oficinas e reuniões de alinhamento das diretrizes organizacionais, bem como, gestão de indicadores (técnico).

Eliete Nunes Fernandes

 MBA Executivo em Saúde pela Strong – Fundação Getúlio Vargas
– MBA em Finanças pela USCS – Universidade Municipal de São Caetano do Sul
– Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade IMES – São Caetano do Sul

Atualmente – Supervisora de Credenciamento no SANTO ANDRÉ PLANOS DE ASSISTÊNCIA MÉDICA LTDA
Análise de impacto dos reajustes, regularização dos contratos com os prestadores de acordo com as normas da ANS;
Análise de insuficiência de rede para credenciamentos de serviços e procedimentos; trabalho de melhora no relacionamento com os prestadores, responsável pelas queixas dos beneficiários em relação a rede credenciada.
Atualmente – Supervisora de Gestão Hospitalar no HOSPITAL IFOR Departamento Comercial – Análise de mercado, novos credenciamentos, novos negócios, revisão de contratos, solicitações de reajustes, análise de impacto, inclusão de novas taxas e extensões de credenciamento, negociações de materiais de consumo e medicamentos.
– Reuniões com objetivo de estreitar relacionamentos;
– Treinamentos de mudanças de rotinas ou implantação de novas operadoras de saúde.
– Foi Assistente Administrativo no HOSPITAL E MATERNIDADE BRASIL S/A
– Últimos setores de atuação: Auditoria Médica, Pronto Atendimento e Hotelaria. Realizando indicadores de gestão; escalas de médico; atendimento a pacientes para reclamações; atendimento aos auditores dos convênios; planilhas de custos com irrecuperáveis da Governança e planilhas com índice de evasão e descarte dos os enxovais para controle da utilização.

Destaques:

* Análise do Custo da Diária Hospitalar, através do Custeio por Absorção, inclusive sendo tema de Trabalho de Conclusão de Curso no MBA em Finanças;
* Tema de Trabalho de Conclusão de Curso na FGV: Relação entre -Operadoras de Planos de Saúde e Prestadores de Serviços.
* Elaboração de Curva ABC dos procedimentos cirúrgicos, por médico, por convênio e por valor da conta, separando as cirurgias em pequeno, médio e grande porte (de acordo com conceitos da própria empresa).
* Elaboração de pacotes cirúrgicos Ortopédicos. Também responsável por controlar os custos e analisar os resultados dos pacotes.
* Elaboração de Projeto a uma grande empresa da região, para abertura de filial dentro da fábrica. Parceria que ocorre há mais de 6 anos.
* Setor de Internação – Organização operacional do setor, melhorando relacionamento entre clientes internos, diagnosticando os problemas com cirurgias suspensas e transferidas, tomando ações para sua redução. Sempre com indicadores e gráficos para melhor visualização do desempenho do setor.
* Setor de OPME – Setor responsável por solicitar e elaborar orçamentos de materiais de síntese e próteses; agendar os materiais para as cirurgias.
* Hotelaria – Setores: Nutrição, Higienização, Lavanderia e Rouparia – Gestora dos contratos das empresas de Nutrição, Higienização e Lavanderia.
Implantado enxoval próprio, com elaboração de Projeto contendo dentre outras informações, a comprovação da redução dos custos em relação ao enxoval locado.
Treinamentos comportamentais às equipes de apoio.

Marisa Garcez Rodrigues Catarino

Vinte e oito anos de experiência profissional atuando principalmente nas áreas do segmento saúde. Dentre as atividades desenvolvidas, destacam-se:
– Gerente Administrativo
– Gestora de Hospitalidade
– Gestão de SAC, Ouvidoria (incluindo satisfação do cliente médico e paciente)
– Coordenação de processo de desospitalização ( pacientes de longa permanência )
– Supervisão da área corporativa da regional São Paulo Rede D’or de Ouvidoria, Atendimento, Higiene e Nutrição
– Coordenação do grupo de Humanização
– Coordenação do grupo de Projetos Hoteleiros
– Professora curso de MBA em Gestão de Saúde Medicina ABC
– Professora curso universitário Tecnologia Gestão Hospitalar – Anhanguera
– Formada em Administração, com Pos Graduação em Gestão de Serviços pela Universidade Metodista de São Paulo.

Atribuições gerais:

Implantação do modelo de Ouvidoria com pessoal de linha de frente nos hospitais da filial São Paulo Rede D’or
Coordenação, em conjunto com a Gerencia de Hotelaria do Concierge dos Hospitais de São Paulo.
Coordenação das equipes de atendimento e higiene dos hospitais, buscando a padronização dos hospitais da rede, bem como o ajuste com as exigências da acreditação vigente no hospital e requisitos de segurança do paciente.
Implantação e coordenação do grupo de Desospitalização de pacientes de longa permanência.
Coordenação conjunta do grupo de Projetos Hoteleiros e Humanização
Implantação e coordenação do grupo de tratamento e acompanhamento das reclamações junto aos gestores
Participação no treinamento de Enfermagem com o propósito de despertar a importância do cuidar (Com relação a dar atenção ao paciente/acompanhante);
Participação no Grupo NAGEH – CQH com foco no desenvolvimento de indicadores de qualidade, (participação mensal);
Sensibilização dos colaboradores para o comprometimento com a cultura de qualidade;
Atuação em conjunto com as áreas envolvidas na avaliação e tratamento de todas as solicitações encaminhadas pelos pacientes, mantendo como canal de comunicação e devido retorno os contatos via e-mail telefônicos / pessoalmente;
Fornecimento aos gestores todas as informações relacionadas om as reclamações / solicitações, utilizando software específico para organizar as informações, propiciando dessa forma a possibilidade para tomada de decisão e melhoria no atendimento;
Responsável pelo objetivo estratégico Satisfação do Cliente com acompanhamento de indicadores e iniciativas.
Implantação de normas e check list voltados à Hotelaria/ Ouvidoria e Atendimento.
Participação nas avaliações do PPQG – ciclos 2007, 2008 e 2009 – Hospital Brasil
Participação nas avaliações ONA – de 2006 a 2011 dos Hospitais Brasil e São Luiz
Elaboração de documentação necessária à Joint Comission referente a Hotelaria/ Atendimento e Ouvidoria – Hospital São Luiz
Responsável pela entrega de prontuários e relatórios aos pacientes.

Patricia Aparecida Esteves Pagassini

Farmacêutica com experiência profissional desenvolvida em gestão na área da saúde. Atua há 17 anos como gestora administrativa em laboratórios e Farmácia Hospitalar; Implantação de processos de Segurança e Qualidade ONA e Qmentum, Criação e gestão de indicadores de produção e clínicos, Redução de custos, Gestão de pessoas, Treinamento de equipes, Manipulação de Injetáveis, Fracionamento, Gestão de Estoques, Gestão de Farmácia Clínica, Gestão de Arsenais, Farmacovigilância, Desenvolvimento de Protocolos e Manuais Operacionais, Auditoria Clínica.

Olgair Almeida de Jesus
  • Graduação em Enfermagem – UNIABC  concluída em 1998
  • Pós  Graduação em   Administração – São Camilo – concluída em 1999
  • Pós graduação em  UTI –  UNIABC – concluída em 2001
  • Pós Graduação-  CCIH –  Faculdades Hoyler  – concluída em 2002-2003
  • Pós  Graduação – Gestão de Resíduos- Ambience – concluída em 2004
  • MBA em Gestão em CCIH e CME  – UNESP – concluída em 2008

Atuação como Coordenadora de SCIH

Atua como Consultora de Qualidade na área de saúde na Empresa ORLO´s

Principais responsabilidades:         

  • Responsável Técnica pela Gestão de Resíduos
  • Responsável pelo desenvolvimento dos programas relacionados ao Serviço de Controle das Infecções Hospitalares
  • Desenvolvimento de Protocolos
  • Desenvolver e analisar indicadores de gestão relacionados ao SCIH
  • Desenvolver monitorar e gerenciar as ações voltadas aos programas de Higiene de Mãos
  • Educação em Serviços das equipes técnicas assistências com foco no controle das IRAS
  • Gerenciar protocolos clínicos voltados para o controle das Infecções
  • Gerencias ações que implicam nas vigilâncias epidemiológicas e sanitárias.
  • Avaliar insumos médicos hospitalares nas comissões de padronização.
  • Corresponsabilidade técnica dentro do CME
  • Acompanhar o desenvolvimento dos projetos de infraestruturas com ênfase no Controle das Infecções Hospitalares
  • Acompanhamento dos processos de lavanderia e de Higiene e limpeza, Nutrição, farmácia e laboratório
  • Visitas Técnicas gerenciadas pelos roteiros de certificadoras de Qualidade
Fabiano Hrachovetz
  • MBA-Internacional – Gestão de Saúde – Universidade de Irvine – Califórnia;
  • MBA Management Gestão Empresarial – Fundação Getúlio Vargas;
  • Bacharel em Ciências Contábeis – UNIVERSIDADE METODISTA SÃO PAULO
  • Suporte hardware  – FACULDADE TECNOLOGIA IMPACTA
  • Experiência em Suprimentos UHG_AMIL
  • Suprimentos Rede D’or São Luis
  • Gerente de Suprimentos Hospital IFOR LTDA
  • Coordenador de Projetos de Implantação de Sistemas
  • Gerente de Controles Internos  Hospital São Bernardo S.A
  • Gerente de TI Hospital São Bernardo S.A
Celso Furniel  Salicio
  • Graduado em Pedagogia e História;
  • Especialista em Gestão da Qualidade e Varejo;
  • Elaboração de Projeto a uma grande empresa da região, para abertura de filial dentro da fábrica, parceria que ocorre há mais de 6 anos. 
  • Elaboração de Projeto a uma grande empresa da região, para abertura de filial dentro da fábrica, parceria que ocorre há mais de 6 anos. 
  • Diretor Técnico da ASW Consultoria e Treinamento Ltda empresa criada em 2006 especializada em soluções de T&D;
  • Atuação como Gestor de Desenvolvimento de RH em organizações como: Hospital e Maternidade Dr. Christóvão da Gama, Hospital e Maternidade Brasil, Avape, Senac.
  • Autor do livro: COACHING PRÁTICO, Fundamentos, Características e Método. Ed. AGBOOK.

 

 

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Comments

  1. Olá, neste momento é importante promover a reflexão e incentivar o desenvolvimento do autoconhecimento, considerado alicerce das relações interpessoais e premissa básica do processo de autodesenvolvimento de lideranças.

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